Histórico da ARCRON
HISTÓRICO DA ENTIDADE
A Associação dos Renais Crônicos, Doadores e Transplantados de Uberlândia – (ARCDTU), atualmente ARCRON foi fundada em 08 de Julho de 1993, no intuito de dar assistência às pessoas com problema renal crônico, bem como transplantados e doadores, associados a entidade.
As primeiras atividades foram criadas e aprovadas em reuniões, pelos Diretores, a partir do ano de 1996. Dentre elas, doação de cestas básicas, apoio psicológico, trabalhos manuais, bazares de vestuários, etc. Ao longo dos anos novas atividades foram inseridas tais como: Massoterapia, Fisioterapia, artesanato e Terapia quântica.
Hoje, a Associação dos Renais Crônicos, Doadores e Transplantados de Uberlândia, através de sua Diretoria atual, trabalha a pleno vapor para levar junto aos associados informações, prestações das contas da ARCRON e atividades que visam melhorar a sua qualidade de vida. A entidade deixa claro que os associados são parte essencial para a continuidade dos trabalhos e que o avanço não é possível sem a participação ativa deles.
A Arcron é uma entidade subvencionada que também conta com doações financeiras e materiais para ajudar aos associados a ter uma melhor qualidade de vida e manter os profissionais atuando.
Uma pessoa renal crônica é um individuo com Insuficiência renal, ou seja, é a condição na qual os rins perdem a capacidade de efetuar suas funções básicas. A insuficiência renal pode ser aguda (IRA), quando ocorre súbita e rápida perda da função renal, ou crônica (IRC), quando esta perda é lenta, progressiva e irreversível.
Quando o Rim perde a capacidade de filtrar os resíduos metabólicos do sangue se inicia um Tratamento mais agressivo denominado Hemodiálise.
A Hemodiálise é um procedimento através do qual uma máquina limpa e filtra o sangue, ou seja, faz parte do trabalho que o rim doente não pode fazer. Nessa máquina, o sangue da pessoa circula através de um rim artificial cheio de tubos com membranas semipermeáveis (CAPILAR). Cada sessão de hemodiálise dura entre três a quatro horas, e deve ser feita pelo menos três vezes por semana.